Queremos Saber a Verdade sobre as Contas Públicas
43
people have signed this petition. Add your name now!
43
people have signed. Add your voice!
43%
Maxine K. signed
just now
Adam B. signed
just now
CARTA ABERTA
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro
Pedro Manuel Mamede Passos Coelho
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro
Pedro Manuel Mamede Passos Coelho
Eu, cidadão anónimo, que como tantos neste país passo por grandes dificuldades, venho por este meio, de forma humilde mas determinada, pedir-lhe que, enquanto representante do Estado português, e defensor dos interesses do País e de todos os portugueses que nele e fora dele vivem, inicie, com a maior brevidade possível, uma auditoria, inédita na história de Portugal, ao estado das contas públicas, que ao longo das últimas décadas foram acumulando dividas astronómicas.
Diz o senhor Primeiro-Ministro, e muito bem, que eu tenho de encarar o futuro com rigor, austeridade, e muito trabalho, para que o País saía o mais rapidamente possível da crise em que está mergulhado, mas, como qualquer cidadão sensato, saberá perfeitamente que não é possível construir um futuro sólido e de confiança sem identificar os erros do passado.
O que peço então:
RIGOR
Peço uma auditoria, rigorosa e independente, às contas do Estado, que aponte, de forma objectiva, quem, quando e como, negligentemente ou não, lesou o erário público. Doa a quem doer, pois por certo cada um dos visados nesse relatório JAMAIS sofrerá tanto como eu e milhares de portugueses neste momento, com as difíceis condições de vida.
Não é por vingança, mas antes por sentido das responsabilidades que a todos deve nortear.
TRANSPARÊNCIA
Peço uma auditoria que esteja disponível para consulta de todos os cidadãos, para que a palavra transparência tenha o mais amplo e forte significado de sempre. Não mais nos esqueceremos do passado.
Não é devassa, mas antes um prevenir contra eventuais "falhas de memória colectivas", que tantas vezes nos assolaram, fruto do turbilhão de desinformações com que têm nos presenteado.
TRABALHO
Peço que a comissão incumbente, seja o mais independente possível, reunindo não só representantes dos diversos quadrantes políticos (não esquecendo nenhum dos nossos representantes na Assembleia da República), mas tambem técnicos independentes, credenciados e experientes no tratamento deste tipo de dados.
Não é um obstáculo, mas antes o exercício da palavra "verdade" na sua plenitude.
A maioria dos eleitores depositou no senhor Primeiro-Ministro a confiança num futuro melhor à frente dos destinos do nosso país. Assim, visando não só a imagem do mandato que Vossa Excelência tem pela frente, mas sobretudo devolver à classe política a honra e o prestígio que lhe são merecidos, faça o senhor Primeiro-Ministro aquilo que todos esperam e desejam, mesmo os mais cépticos, e informe o povo português do estado da Nação.
Queremos e iremos dar o nosso melhor para ajudar a alavancar o País na direcção certa, mas as desconfianças não podem ficar guardadas.
A concretização deste meu/nosso desejo não será fácil, concordo, mas é o mínimo de respeito que a classe política nos deve, sobretudo os três partidos que detiveram – de forma alternada – as rédeas do País – PS, PSD e CDS.
Levará algum tempo, é certo, mas a brevidade do processo será um excelente indicativo do corte com o passado.
Uma nova etapa começará e muito mais força trará às poucas que nos restam.
Os abaixo-assinados
As subscrições desta petição serão enviadas ao senhor Presidente da República, à presidente da Assembleia da República e aos líderes das bancadas parlamentares.
Comment