EXIGIMOS MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS / FIRES POLICY NOW!
ANO APÓS ANO VEMOS A FLORESTA A ARDER A PONTOS DE SE TER ARRANJADO UMA EXPRESSÃO QUE POR SI SÓ JÁ DIZ TUDO: ÉPOCA DOS INCÊNDIOS...COMO SE FOSSE NORMAL E INCONTORNÁVEL!
Quem tem o poder de fazer alguma coisa, gasta milhares em obras faraónicas e fúteis em vez de fazer o que o povo, que os elegeu, quer que se faça pela pela comunidade e não só nacional, que os fogos afectam o planeta, comecem em que país começarem!
Queremos que a união europeia e outras entidades internacionais intervenham porque o aquecimento global afecta todos. Se Portugal ou qualquer outro país, REALMENTE carece de meios e fundos para apostar na prevenção,então requeremos a intervenção das organizações internacionais: como a união europeia ou as nações unidas! O QUE NÃO PODE É HAVEREM HECTARES E HECTARES DE FLORESTA EM CHAMAS ANO APÓS ANO SEM QUE NINGUÉM FAÇA NADA!
OS INCÊNDIOS TÊEM DUAS CAUSAS PRINCIPAIS;
-
Negligência e indolencia do ser humano
-
Origem criminosa
-
NEGLIGÊNCIA:
-
Parte da floresta tem proprietários! ora, se os tem, porque não limpam as matas? porque não abrem caminhos de acesso para o combate aos fogos? porque só plantam árvores que ardem com facilidade, tipo barril de pólvora?! como pinheiros e eucaliptos? e já agora porque existem terrenos que ardem todos os anos ou quase sem que o governo intervenha?!
- Queimadas ilegais
- cigarros mal apagados atirados de janelas de carros em movimento
- churrascos
- foguetes em festas
- vidros e lixo que podem dirigir a luz solar, sobreaquecendo folhas e restolho seco, ateando incêndios
- Abandono e desertificação das regiões do interior, com pouca população e já idosa . Falta de limpeza das matas: no sentido lato
- Plantação de pinheiros e eucaliptos, que além de matarem a biodiversidade são altamente inflamáveis.
ORIGEM CRIMINOSA:
-
Porque razão não se contratam mais agentes para a policia judiciária ou não se entregam estes casos a dois ou três unica e exclusivamente para desvendar de uma vez por todas a origem destes crimes?
-
A origem criminosa parte de vários factores que já têem sido apontados algumas vezes:
- Pirómanos
- Delinquentes
- Interesses de madeireiros na madeira ardida, que é mais barata.
- Criadores de gado em busca de pastagens .
- Gente arruinada que quer receber dinheiros de seguros
- Proprietários de empresas de aluguer de helicópteros de combate aos fogos
- Até já foi detido há alguns anos um bombeiro que ateou o fogo, não sei se para haverem mais apoios para os bombeiros ou por estar a morrer de tédio
- Constructoras em busca de terreno livre para construcção(de empreendimentos turisticos por exemplo)
- Privados em busca do mesmo, mas para uso pessoal
O FACTO É QUE NENHUMA DAS CAUSAS SUBJACENTES AOS INCÊNDIOS TEM SIDO ESTUDADA E NEM SEQUER UMA COMISSÃO CIENTIFICA REALMENTE IMPARCIAL E INDEPENDENTE (SENDO ISSO ASSEGURADO) AO SERVIÇO DO ESTADO (OU ESTADOS SE FALARMOS DE OUTROS PAÍSES)FOI CRIADA. O QUE PODE SER FEITO? PARA JÁ NÃO POUPAR DINHEIRO EM ALGO QUE É TÃO URGENTE E IMPORTANTE NÃO SÓ PARA O PAÍS ATINGIDO MAS PARA O MUNDO TODO, DADO O AQUECIMENTO GLOBAL!
SUGESTÕES:
-
1.Reunir com os melhores engenheiros florestais, ambientais e agrónomos do país (países, no caso internacional), em regime de prestação de serviços ao Estado ou país: E não apenas uma reunião «cosmética» mas as que forem necessárias para pôr as medidas em prática.
-
2.Estudar seriamente a piromania e para isso incluir nesta comissão de engenheiros , também psiquiatras e psicólogos, dos bons.
-
3.Tomem-se medidas para evitar a madeira ardida mais barata
-
4. Proibição de converter terrenos ardidos em pastagens, apenas uso para reflorestação e quem nela queira investir mas de forma racional e ordenada...plantando não apenas, ou excluindo mesmo: eucaliptos e pinheiros.
-
5.Limpar as bermas e matas: em vez da prisão: trabalho a favor da comunidade, bem mais útil e melhor que uma cela, a troco de algum beneficio bem como os beneficiários do rendimento social de inserção(no caso de Portugal) mas apenas aqueles que sistemáticamente recusam propostas de trabalho razoáveis e até boas.
-
6.Plantar folhosas por entre as árvores altamente inflamáveis e proibir o seu plantio! para que essas árvores sejam plantadas é preciso que se dêem incentivos fiscais ou monetários aos investidores.
-
7.Adquirir mais e melhores meios aéreos e nada de recurso a privados,tudo estadual.
-
8.Torres de vigia em vários pontos da floresta, altas e semelhantes às dos aeroportos (tráfego aéreo).
-
9.A Compra dos helicópteros pelo Estado deve mesmo ser feita nem que para isso se tenham que vender certo património militar, já que Portugal por exemplo, é um país em paz e sem perspectivas de guerra.
-
11.Expropriação de terrenos que arderam, sem direito a indemnização.
-
12.Abrir acessos e linhas de corta fogo nas matas.
-
13.Coimas pesadas, muito pesadas para quem fizer churrasquinhos ou atirar cigarros pela janela do carro e queimadas, coimas ou até prisão domiciliária.
-
14.Também os militares podiam fazer limpeza de matas e patrulhamento, já que são organizados e disciplinados e o país está em paz e sem perspectivas de guerra O que não pode é perpetuar-se esta situação eternamente!
- 15.Recuperar a guarda florestal, com patrulha a cavalo ou de Jipe.
- 16.Patrulhas aéreas equipadas com videovigilância: recurso a imagens via stélite, como existe já noutras paragens, como se pode ver neste link: http://glr.cap.gov/files/index.html
E exigimos mais do que palavras: acção!muito menos promessas que as leva o vento! A FLORESTA E RECURSOS NATURAIS SÃO DE TODOS E DEVEM SER DEFENDIDAS FÉRREAMENTE POR AQUELES QUE O POVO ELEGEU E PELAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. EXIGIMOS A IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS SUGERIDAS DE IMEDIATO OU OUTRAS CUJOS ESTUDOS NESTA ÁREA REVELEM MAIS EFICAZES. É PRECISO NÃO ESQUECER QUE SÓ HÁ UM PLANETA , TANTO QUANTO SE SABE, HABITÁVEL: O PLANETA TERRA! e por isso temos que defener o futuro dos nossos filhos e netos.
Obrigada.
Comment