
Solidariedade a João Quartim de Moraes


Nós, abaixo-assinados, empenhados na construção e consolidação de uma cultura política democrática, de cujos valores fazem parte a legitimidade da divergência teórica e ideológica, a civilidade no terreno da polêmica e a liberdade de opinião e de expressão, manifestamos irrestrita solidariedade a JOÃO QUARTIM DE MORAES, professor titular de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), face as acusações injuriosas e mentirosas contra ele dirigidas pelo sr. Olavo de Carvalho na coluna de que dispõe no Jornal do Brasil e no Diário do Comércio.
Contumaz desafeto de acadêmicos e intelectuais que pensam diferentemente dele, particularmente daqueles que têm firmes convicções democráticas, progressistas ou socialistas, o sr. O. de Carvalho, em três artigos (difundidos também em vários blogs) investe enfurecido contra entrevista de JOÃO QUARTIM DE MORAES na revista Princípios, a propósito da publicação da segunda edição de A esquerda militar no Brasil, volume I (Ed. Expressão Popular).
Sem apresentar argumentos e razões para contestar as idéias e as concepções publicamente defendidas, ontem e hoje, pelo professor de Filosofia da Unicamp, o qual, desde a ditadura militar até o presente, sempre esteve comprometido com a defesa e aprofundamento da democracia e a transformação da sociedade brasileira, o sr. O. de Carvalho, fiel às práticas obscurantistas prevalecentes durante a ditadura militar, recorre apenas e tão somente à agressão pessoal, ao insulto rasteiro e à calúnia desabrida. Não podemos senão repudiar, de forma categérica e veemente, seus métodos truculentos, inseparáveis de seu extremismo reacionário.